sábado, 12 de junho de 2010

OPINIÃO DO STRAPA

______________________________________________
O Sonho de Cada Um

Cada pessoa nasce com um sonho. O meu sempre foi trabalhar em circo. Ou mais do que isso, ser um circense, ser gente de circo. Quando pequeno, ía aos circos e ficava horas deslumbrando a vida daquelas pessoas. Chegava pelo menos uma hora antes do espetáculo para ver tudo, todos os detalhes, queria ser o primeiro da fila, ser o primeiro a entrar, escutar as músicas antes do espetáculo, anotar na agenda o nome dos artistas, essas coisas. O primeiro circo que fui era o Mexicano. Tinha 6 anos. De lá para cá, muito tempo se passou. Hoje, já tenho até alguns cabelos brancos, mas continuo deslumbrado ao entrar na lona do circo. Ver o colorido, ouvir a música, anunciar o número, transmitir emoção, dar voz ao suspense, elogiar o artista, pedir os aplausos, e despedir-se com um sorriso; tudo isso me faz feliz, me faz sentir a mesma sensação de quando assisti ao Mexicano, ao lado dos meus pais. Esse amor pelo circo só fica abalado quando vejo coisas erradas e injustas dentro da lona. E acontece muito. Já vi tantas coisas. Sei que nada nesse mundo é perfeito, mas tem coisas em circos que poderiam ser evitadas. Como no circo, praticamente não existe lei que ampara nem o dono nem os artistas, a insensatez prevalece ao que é certo. Artistas que erram o trevo, capataz que bate no empregado, dono de circo que vive mau humorado, que reclama de tudo, que demite, que não paga, que age inconsequentemente, artista que corta número, que quer ganhar mais que o colega... Pra quê? Este blog foi criado há três anos com a única finalidade de botar pra fora esse meu lado ressentido com essa parte ruim dos circos. A grande maioria dos leitores de hoje, sabe que no início, este blog teve a missão de mostrar à todos as falcatruas, os roubos e as injustiças cometidas por uma pessoa. Mas o Circo News fez tanto sucesso, que tornou-se um blog diversificado, que fala de vários assuntos ligados ao circo, que informa, diverte, forma opinião e interage com gente de circo do Brasil e do mundo. Ao completar 3 anos, a cada elogio que recebo, vejo que realizei meu sonho. Apesar de não ser tradicional, sou um circense. Entrei para circo sem saber o que era um tirfor. E hoje, tenho o now-how de ter trabalhado nos maiores circos do Brasil, de ter gerenciado um circo que obteve êxito em todo o tempo enquanto existiu e que tinha quase 80 grandes profissionais, contratados por mim., e de escrever há 3 anos um blog que fala sobre circo. Dificuldades existem. Mas eu sigo caminhando na estrada do meu sonho, porque eu acredito no circo. Parabéns Circo News!

Gente de Circo

"É quem vive sob uma lona, que sente o cheiro da serragem, e que, através da coragem e do talento, provoca nas pessoas, momentos de ilusão, felicidade e fantasia. São aquelas pessoas que moram em trailers ou carretas, que de tempos em tempos arriscam tudo o que têm nas estradas, durante as mudanças de uma cidade para outra. São pessoas que se doam ensaiando um número durantes anos para receber aplausos calorosos como recompensa. É quem se emociona com uma estréia lotada, ou quem não perde a esperança de dias melhores quando o circo está vazio. É quem fica feliz ao bordar sua própria roupa de trabalho, quem monta e desmonta essa gigantesca estrutura, são os que ajudam uns aos outros a desatolar os trailers e a tirá-los de terrenos embarrados. É quem tem o circo dentro do peito, que fica feliz ao rever os velhos colegas de outros circos, é quem, nos dias de folga, viaja quilômetros e mais quilômetros para assistir outros circos. É quem ama essa arte e vive integralmente para ela!"

Marco Aurélio Brasil Strapazzon

Nenhum comentário: